Sunday, November 22, 2015

0314 - Horta do Pinheiro 6 dated



The ditch at Horta do Pinheiro 6 has been dated by radiocarbono from Late Neolithic. There are now 15 ditched sites with occupations dating from Late Neolithic in Alentejo, plus the occupation of Middle Neolithic at Perdigões.

2 comments:

  1. Será importante o estudo dos respectivos conteúdos de cada fosso datado! Moreiros 2 terá em breve esse recheio estudado, graças ao Richard Peace. Agora quem dá o passo em frente para os restantes?

    ReplyDelete
  2. Caro desconhecido (porque será que as pessoas não assinam os seus comentários?), Moreiros 2, que também datei e prospectei através de geofísica permitindo dar um sentindo bem mais amplo ao estudo de materiais, estará longe de ser o primeiro conjunto de materiais provenientes de fossos estudado. Os primeiros e seguintes passos já foram dados por outros há muito. E há contextos e contextos e uns são particularmente complexos e extraordinariamente volumosos em termos de estudo. Porque os conteúdos não são só materiais arqueológicos. Veremos que conteúdos dos fossos dos Moreiros foram analisados. Quando ao estudo dos materiais resultantes do acertos dos cortes da pedreira em dois fossos (dos muitos que há em Moreiros ) ainda bem que se procedeu ao seu estudo. Agora. Porque imagino o que diria se fosse antes da geofísica e das datações.

    ReplyDelete